virus
CURRAIS-PI

Currais: Motorista pula por janela e ônibus quase cai em cratera

O caso ocorreu em trecho da Transcerrados.

14/02/2020 12h04Atualizado há 2 meses
Por: Felipe/Gilbués
Fonte: Cidade Verde

Um motorista precisou pular pela janela do ônibus para não ser engolido por uma cratera em Baixa Grande do Ribeiro. O caso ocorreu em um trecho da Transcerrados, na PI-392, que liga as cidades de Bom Jesus e Baixa Grande do Ribeiro - passando pelo município de Currais, no sul do Estado.  

"Eu pedi para os passageiros descerem e passei sozinho, quando vi o carro pendendo para o lado pulei.  Tinha uns 10 passageiros. O ônibus ficou preso no buraco e paguei um trator para puxar. Eu ando há três anos nessa estrada, nunca vi uma máquina (do Poder Público) trabalhando lá. Como preciso trabalhar, eu mesmo paguei pra arrumar a estrada, foi uns R$ 1.540", disse o motorista, que preferiu não se identificar.  O fato ocorreu no último domingo (09) por volta das 8 horas.

Os moradores relatam que a PI-392 está praticamente intrafegável, principalmente nesse período chuvoso. A promessa para asfaltar a rodovia é antiga. "A gente tem medo, mas tem que passar. Um dia se o ônibus cair na cratera ou no riacho da ponte de madeira eu vou ter que pular pela janela de novo", conta o motorista.

A ponte de madeira chega a ficar coberta com a água do riacho; um perigo ainda maior na travessia.

A PI-392 é de responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Em contato com o órgão, o DER informou que "já foi enviado equipes para dá início a operação Tapa buracos e, em breve, após as chuvas, dará início ao trabalho para recuperação total deste trecho".

No dia 10 de janeiro de 2020, após outra reclamação de moradores que trafegam pela PI-392, o DER destacou que "o Governo Estadual busca recursos para que as obras sejam retomadas. No momento, novas empresas e novas licitações estão sendo reprogramadas para muito em breve estas estradas possam receber novamente maquinário e os  serviços necessários".

Transcerrados

Na quarta-feira (12), a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, confirmou que está pronto o projeto para iniciar o processo licitatório da Parceria Público Privado (PPP) da Transcerrados, no Sul do Estado.

Cumprindo todas as etapas do processo licitatório com base na lei, a superintendente acredita que o início da execução das obras da Transcerrados aconteça em agosto deste ano, por parte da iniciativa privada, principalmente nos trechos que não tem nada implementado.

  • Currais: Motorista pula por janela e ônibus quase cai em cratera
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.