Domingo, 25 de Outubro de 2020 18:42
89 98127-8118
Blogsecolunas COLUNA

Isolamento social e o estresse causado pela nova era do contato por vídeo

Leia a coluna 'Não me Jung porque tá Freud'.

20/07/2020 17h34 Atualizada há 3 meses
Por: Redação
Isolamento social e o estresse causado pela nova era do contato por vídeo

Porque o Home Office, aulas on-line e vídeo chamadas estão nos causando mais stress. Leia até o final e saberá como melhorar esta situação!

Bem, é certo dizer que o isolamento social prolongado já nos causa por si só um nível de stress muito alto, agora imagina quando seu ambiente de trabalho está dentro da sua casa, ou aulas que eram ministradas presencialmente por um mentor ser feita de forma remota, sem aquele contato físico que fomos acostumados desde pequenos, e o fato de vermos nossos familiares que estávamos habituados a visitar periodicamente agora os vermos apenas pela tela do celular.

Entender o que realmente esta lhe trazendo mais desconforto e aumentando seu nível de stress é fundamental para encontrar alternativas para melhorar sua qualidade de vida e se adaptar da melhor formaa tecnologia em meio ao isolamento.

Atividades que em muitas vezes eram esporádicas como realizar algum trabalho por videoconferência por Skype ou até por Whatsapp agora se tornaram ferramentas fundamentais para empresas e escolas, esta NOVA ERA nos traz um momento de envolvimento maior com as redes, a busca por equipamentos de vídeo como fones, webcam são os mais buscados hoje em sites de compra. Quando estamos em contato por vídeo vários fatores estressores são liberados pelo nosso corpo e isso se deve a forma não natural que devemos nos comportar em frente às câmeras, como nosso tom de voz que acaba porser mais alto ou diferente do natural, o controle do ambiente em nossa volta é um fator estressante, pois, ninguém gosta de um cachorro latindo ao fundo ou crianças correndo, lidar com o controle do ambiente virtual também é desconfortável, em alguns momentosum acaba falando em cima da fala do outro e não se compreende nada, além de termos que lidar com as distrações mais comuns por estar em casa, como dar uma olhadinha no Whatsapp ou nas redes sociais e acabamos nos distraindo e desfocando do conteúdo.

O stress emocional é uma resposta do nosso próprio organismo que parte de um conflito, medo, tensão, preocupação entre outros motivos e afeta não apenas nossa saúde mental mais o corpo físico. E como diminuir este stress causado por todos estes agravos. Bom primeiramente um ponto fundamental é definir um local da casa onde ocorrerão as chamadas de vídeo, então este será o lugar para estudar ou trabalhar, deve ser um local mais isolado da casa onde não tenha janelas por perto ou acesso a outros cômodos da casa para evitar o transito de pessoas, em segundo lugar sempre leve com você uma garrafinha com água, chá ou até mesmo café com você, assim você nutre seu corpo relaxa por alguns momentos e por fim sempre que tiver uma vídeo chamada por conta do trabalho ouestudos use roupas que você usaria em um contato presencial, isto é importantíssimo para você se sentir mais confiante e focado, pois, seu cérebro já havia acostumado que você, por exemplo, ao usar o uniforme da escola aquele momento era para estudar, então principalmente pais em meio a aulas on-line peçam que seus filhos vistam o uniforme da escola isto mostrará para eles mais comprometimento e os trará para uma rotina que é de suma importância mesmo no isolamento social.

 

Texto da psicóloga Jhenifer Araújo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.