O Piauí contabilizou, nesta quinta-feira (15), mais oito mortes por covid-19 e 827 novos casos de infecção pelo coronavírus. Os dados atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) indicam que não houve recuo na média de novos óbitos, após o crescimento verificado na última semana. Além disso, municípios que não tinham vítimas da doença entraram no mapa da covid-19.
Subiu para 177 o número de municípios com mortes por covid-19 - Santo Antônio de Lisboa entrou na lista. Dos 224 municípios do estado, 79% têm ao menos um óbito confirmado.
Só nesta semana, quatro municípios do Piauí entraram no mapa dos óbitos por covid. Além de Santo Antônio de Lisboa, foram registradas as primeiras mortes de Jardim do Mulato, Arraial e Paquetá. A média é de uma nova cidade por dia entrando na lista desde segunda-feira (12).
Principal assunto da semana no que diz respeito aos números da pandemia, a média de novas mortes no Piauí segue estável depois do crescimento registrado na semana passada - aproximadamente 10 por dia. Foram 53 óbitos nos últimos cinco dias - quase o mesmo número da semana entre o fim de setembro e o início de outubro.
Novos óbitos
Das oito mortes confirmadas nesta quinta-feira, cinco foram da capital.
- Cajueiro da Praia - 1 (mulher, 84 anos)
Total do município: 10
- Manoel Emídio - 1 (mulher, 85 anos)
Total do município: 6
- Santo Antônio de Lisboa - 1 (homem, 77 anos)
Total do município: 1
- Teresina - 5 (homens, 52, 62, 67 e 69 anos; mulher, 82 anos)
Total do município: 1.072
Os números do boletim podem incluir tanto mortes ocorridas nesta quinta-feira como de dias anteriores, mas que somente agora tiveram o resultado do exame do coronavírus recebido pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).
Situação hospitalar
Após dois dias de reduções expressivas, a ocupação de leitos para tratamento de covid-19 registrou aumento - de 449 para 460 em relação ao dia anterior. No mesmo período, 42 altas médicas foram acumuladas.
Estão internados 279 pacientes em leitos clínicos, três em estabilização e 178 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) - na quarta-feira, este número havia caído para 153.