Segunda, 18 de Janeiro de 2021 23:51
89 98127-8118
Geral BOM JESUS-PI

Igreja Católica: Bom Jesus agradece ao prefeito Marcos Elvas

Veja na íntegra a homilia do bispo Dom Marcos com referências ao ex-prefeito de Bom Jesus.

04/01/2021 08h33 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação
Igreja Católica: Bom Jesus agradece ao prefeito Marcos Elvas

Durante a tradicional Missa do Galo, Vigília da Festa de Santa Maria Mãe de Deus, do dia 31/12, quando se celebra o Ano Novo, tempo de agradecer o que passou e de se olhar com esperança para o futuro, a Comunidade Local teve a oportunidade, pública, de despedir-se da Administração do Prefeito Marcos Elvas e de prestar-lhe as devidas homenagens pelos trabalhos realizados nos últimos oito (08) anos que esteve à frente do poder Executivo Municipal.

A Celebração, apesar das regras sanitárias impostas pela pandemia, foi em clima muito festivo. Dom Marcos Tavoni destacou, durante sua homilia, o homem público e cristão da pessoa do Prefeito Marcos; que, emocionado, no final da celebração, agradeceu o apoio de sua família, colaboradores e aos que se fizeram presentes e, também, aos munícipes que acompanhavam a celebração pelas redes sociais; agradeceu a celebração e desejou sucesso ao novo Prefeito eleito e à toda sua Equipe.

HOMILIA - DOM MARCOS TAVONI

MISSA DE ANO NOVO

AÇÃO DE GRAÇAS FINALIZAÇÃO DO MANDATO

PREFEITO MARCOS ELVAS – BOM JESUS - PI

Excelentíssimo Senhor

Marcos Antonio Parente Elvas Coelho

DD. Prefeito Municipal de Bom Jesus

e

Excelentíssima Senhora

Claudia Rocha Cardoso Elvas Coelho

DD. Primeira Dama do Município de Bom Jesus

Excelentíssima Senhora

Cledja Moreno Benvindo

DD. Vice Prefeita Municipal de Bom BomJesus

Senhores Vereadores e demais partícipes da

Administração Municipal que se finda e que estejam aqui presentes, sintam-se todos acolhidos e acolhidos, nesta nossa Celebração de Ação de graças ...

Queridos irmãos e irmãs, esta é uma noite de Bênçãos

            Esta celebração acontece na noite que separam dois anos: o deixamos para trás e o que aguardamos. Daqui a mais algumas horas deixaremos 2020 e estaremos saudando o ano de 2021: “um novo ano”.

            É noite gratidão e de esperança

            Com o Prefeito Marcos Elvas, sua família, amigos e Equipe de Governo queremos como cidadãos bonjesuenses e família dos filhos de Deus, agradecer a Deus, por estes 8 anos de trabalho, dois seguidos mandatos de grande zelo e muita dedicação, onde com certeza não faltaram obstáculos e desafios, incompreensões e temores, mas também, com certeza, encontro-se muita amizade, apoio e incentivos,  sobretudo determinação e confiança!

            Quando cheguei em Bom Jesus, em 2014, fui recepcionado nesta Catedral, Igreja Mãe de nossa Diocese. Muitos de vocês estavam presente, naquela noite calorosa em que essa Igreja parecia uma grande panela de pressão, o calor era imenso, tanto climatológico mais principalmente humano.

Estavam presentes todas as autoridades do Estado, possíveis, em sua representatividade, Todos os Bispos do Regional, Governador, Senadores, Deputados, Prefeitos e foi o Prefeito Marcos, em Seu penúltimo mandato que me acolheu...     

            O povo estava cheio de esperança no seu novo pastor. Quanta gente, impressionante!

            Em minha homilia, dizia eu:

            “..Dom Marcos Tavoni, não chega com a solução de todos os problemas, não traz consigo uma varinha de códon para fazer mágicas, mas, com certeza, traz no coração a coragem para acolher, para desbravar; e traz sobretudo o “imenso desejo” de que juntos procuremos as soluções, tracemos nossas metas e correremos atrás de realizar os sonhos do coração.      Os sonhos são importantes e temos que sonhar e não podemos deixar de sonhar grande. Não podemos  nos deixar levar pelos sentimentos de derrotismo, medos ou isolamento do mundo.  É precioso Sonhar! Sonhar com a felicidade de dias, sempre, e cada vez melhores, para todos nós: para as nossas crianças, nossos jovens, nossos idosos, nossas famílias; nosso clero, pastorais e movimentos.

            De uma maneira mais ampla, podemos sonhar e caminhar na direção de uma sociedade civil-cristã, mais organizada e articulada em seus projetos, uma sociedade que tenha “um rumo e uma direção” e não se sinta perdida à mercê das ideologias consumistas e alienatórias que roubam a vida e geram a morte do nosso povo. Pois a sociedade quando acrescida de homens e mulheres cheios de boa vontade “em acertar” é capaz de crescer em humanidade e de gerar políticas sérias para uma “vida melhor para todos” de trazer dignidade para os cidadãos; e de favorecer a cidade que Deus pensou, entre nós.  Se pusermos um pouco de amor em tudo o que fizermos, em pouco tempo colheremos das sementes plantadas: serão as flores e o perfume de um bom e sadio relacionamento, e em seguida, virão as alegrias dos frutos esperados...”

            Passaram-se praticamente 8 anos de minha chegada e de lá para cá é visível aos olhos de quem queira, ao menos que desejem ser insensíveis, as mudanças que ocorreram em nossa Cidade decorrentes do trabalho e dedicação da gestão do Prefeito Marcos.

            Muitos dos sonhos vislumbrados pelo novo Bispo se realizaram, pelo que somos agradecidos, outros mais exigentes dependerão, sem dúvida, de uma futuro mais prolongado.

            Queridos Irmãos e irmãs, a história de nossa Cidade se identifica e se mistura a história de nossa Igreja e é praticamente impossível dissocia-las. Desde suas origens Igreja e Município caminham unidas. Querer separá-las seria como a morte, pois a Igreja é a alma da Cidade, sem ela não há vida.Assim também entrelaçada está a história do cidadão, do católico e do homem Público, Marcos Elvas.

            A primeira informação que eu obtive do Prefeito Marcos, quando perguntei pelos governantes da Região, foi através do Pe. Adairton que me disse: “O Prefeito, Dom Marcos, não se preocupe, foi seminarista, é gente nossa!”. Fiquei tranquilo, pois tinha a certeza que no seu coração haviam sido plantados valores -e ainda que muitas influências mundanas tentassem sufocar -  estariam ali, guardados e sempre prontos a reacenderem. O fato de que foi seminarista acenava que no coração do prefeito desde jovenzinho brotava o desejo do servir ao bem comum.

            De fato foi assim se revelou nesses 8 anos. Muito próximos, ele e Cláudia, sempre estiveram por perto, atentos e a escuta das necessidades da Igreja e de nosso povo, sempre muito amigos e atenciosos para com o seu bispo.

            Nós queremos, Prefeito Marcos, nossa primeira Dama Cláudia, pedir a Sagrada Família, nesta noite, em especial, que abençoe a vossa família e que Deus os abençoe.

            Prefeito Marcos, outros pleitos eleitorais virão, que as pedras do caminho nunca o assuste, que se transformem em estrada, calçadas, deem forma aos jardins, que a chama do servir nunca se extinga do seu coração cristão.

            Celebrar a Festa da Santa Mãe de Deus é professar a nossa fé na Encarnação do verbo...

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.