O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município de Bom Jesus (STTR-BJ) emitiu uma nota de repúdio após famílias indígenas serem despejadas das terras que habitavam na comunidade Morro D’água, zona rural de Gilbués-PI.
Veja abaixo a nota:
“O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município de Bom Jesus REPUDIA a ação que consideramos desumana e injusta em que foram vítimas famílias que moram na comunidade Morro D’água, zona rural de Gilbués.
Pessoas humildes, de maioria analfabeta e que viviam nas terras desde que nasceram, incluindo idosos e uma criança deficiente, foram surpreendidas com uma decisão judicial, em que o autor da ação, juntamente com um oficial de justiça e policiais militares estiveram no local na tarde desta quinta-feira (14) e deram um prazo de apenas três horas para que deixassem o local, sem os dar assim nem ao menos a possibilidade de retirarem seus bens do local.
A ação arbitrária fere os direitos humanos das vítimas, que tem nas terras seu único meio de vida e que nelas sempre viveram. É inadmissível tal tratamento dado aos mesmos. É necessário que autoridades competentes tomem providências urgentes quanto à relatada situação e que as famílias indígenas não sejam prejudicadas.
O STTR-BJ coloca-se à inteira disposição das vítimas e pede a união dos sindicatos e entidades em torno da causa.”
Almezir da Silva
Presidente do STTR-BJ
Maria de Fátima (Maricô)
Secretária de Finanças do STTR-BJ