O trecho da PI-392 da Serra da Laranjeira, zona rural do município de Currais-PI, foi mais uma vez destruído pela chuva, como já havia acontecido em 2020.
O Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí (DER-PI) emitiu uma nota aonde afirmou que as causas para o rompimento da pista estão diretamente relacionadas ao avanço do desmatamento e às alterações topográficas para receber plantio de grãos naquela região, ocasionando o desvio das águas pluviais em grande intensidade para o leito estradal.
O DER disse ainda que Técnicos do DER-PI estão em deslocamento para o local para avaliar a situação e iniciar reparos emergenciais no trecho.
O prefeito Raimundo Sobrinho foi até o local para avaliar os estragos e busca em Teresina a solução do problema que deixou parte da população de Currais ilhada e prejudica produtores que precisam escoar a produção agrícola.
Confira a íntegra da nota do DER:
O Departamento de Estradas de Rodagens do Piauí (DER-PI) informa que o trecho da PI 392, na Serra da Laranjeiras, está interditado devido aos impactos das fortes chuvas que castigam a região nos últimos dias.
O órgão explica que as causas para o rompimento da pista estão diretamente relacionadas ao avanço do desmatamento e às alterações topográficas para receber plantio de grãos naquela região, ocasionando o desvio das águas pluviais em grande intensidade para o leito estradal.
Técnicos do DER-PI estão em deslocamento para o local para avaliar a situação e iniciar reparos emergenciais no trecho. Vale ressaltar que já existe convênio firmado entre o Governo do Piauí e o Ministério do Desenvolvimento para a pavimentação asfáltica do trecho. O projeto aguarda aprovação da área de engenharia da Caixa Econômica Federal para proceder a licitação e dar início às obras.
Até que seja solucionado o problema, os veículos podem buscar rotas alternativas, como Serra do Quilombo, pela BR 135, ou pelo município de Palmeira do Piauí.