Quinta, 06 de Maio de 2021 13:03
89 98127-8118
Educação Piauí

Inclusão: aluno autista da rede estadual conquista vaga no ensino superior

Dante Isaac, 21 anos, foi aprovado para o curso de Geoprocessamento, do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

29/04/2021 15h53
Por: Redação Geral Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“O começo da jornada escolar foi com muito obstáculo e preconceito, mas conseguimos uma posição de destaque na comunidade escolar no Ensino Médio”. Essa é a fala de Sheila Silva, que comemora a conquista do filho Dante Isaac Silva Meneses dos Anjos, 21 anos, que escreve mais uma página da sua vida com a aprovação para o curso de Geoprocessamento, do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Autista, o aluno teve o apoio da família e, principalmente da Unidade Escolar Professora Lourdes Rebelo, para conseguir superar as dificuldades e alcançar a conquista da vaga no ensino superior.

 

Dante é um aluno especial e começou a vida escolar na rede privada de ensino, onde cursou até o 5º ano do ensino fundamental. Após isso, ele passou a integrar a rede pública de ensino e, em 2018, ele foi matriculado na U. E. Profª Lourdes Rebelo, no bairro de Fátima, zona leste de Teresina. “Dante era um querido na escola, onde todos o respeitavam, acolhiam e acreditaram nele”, relatou a mãe do jovem.

Ela ainda contou que as dificuldades sempre existiram, mas na escola pública recebeu o apoio de profissionais que fizeram a diferença. “Em 2018, eu fiz a matrícula dele on-line no Lourdes e nos primeiros dias a coordenadora de Educação Especial me recebeu e me pediu que ficasse para acompanhar a rotina da escola”, disse Sheila. “Em 2020 veio a pandemia e ele passou a estudar pela internet, mas sempre com o auxílio das professoras Geovana, Kelly, Ana Célia, Margarida, Cláudia e todos os outros acompanhando ele, enquanto eu ajudava em casa também”, explica a mãe de Dante.

A inclusão promovida pela U. E. Lourdes Rebelo foi quesito determinante para a conquista e a mãe frisa muito bem isso. “Alunos de escola pública são alunos acolhedores. Eu senti a diferença quando ele saiu do particular para o público. As crianças são mais acolhedoras, mais amigas”, disse Silva.

U. E. Profª Lourdes Rebelo

Localizada na Rua Angélica, bairro de Fátima, em Teresina, a escola possui 793 estudantes matriculados no ensino médio regular, tem um Ideb de 4,0 e integra a 20º Gerência Regional. A escola também oferta Atendimento Especializado Educacional (AEE) para dar assistência conforme a necessidade de cada estudante. Neste ano, mais uma vez, acumula aprovações de jovens em vestibulares.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.